No cenário educacional, poucas vozes são tão autênticas e informadas quanto a da professora Kenia Pirovani. Com 18 anos de experiência na rede pública, Kenia tem sido uma testemunha direta das transformações e desafios enfrentados pela educação brasileira.
Em uma entrevista reveladora, Kenia compartilhou sua visão crítica sobre o atual estado da educação. Segundo ela, a reprovação automática, a pressão incessante por aprovação e a desmotivação crescente entre os alunos são reflexos de um sistema em crise. “A educação está enfrentando uma série de problemas estruturais e institucionais que dificultam a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes”, afirma Kenia.
Ela aponta que, ao longo dos anos, o governo contribuiu para a acomodação dos alunos, enquanto a valorização dos professores tem sido insuficiente. “As escolas na rede municipal estão muito bem estruturadas, mas a SEEDUC (Secretaria da Educação) não oferece o suporte necessário e ainda cobra de nós resultados que muitas vezes são inatingíveis sem uma estrutura adequada”, critica.
Para Kenia, a falta de valorização profissional e o descompasso entre as expectativas da administração e a realidade das salas de aula são fatores cruciais que impedem a mudança real e eficaz no sistema educacional. “Não acredito em mudanças significativas enquanto esses problemas persistirem. Sem um comprometimento verdadeiro com a melhoria das condições de ensino e a valorização dos educadores, a transformação que todos desejamos continuará fora de alcance”, conclui.
A trajetória de Kenia Pirovani, marcada por um compromisso inabalável com a educação, é um chamado à reflexão sobre a necessidade urgente de reformas que priorizem tanto o bem-estar dos alunos quanto a valorização dos profissionais da educação.

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